sexta-feira, julho 07, 2006

Degradação














Já assistiu algum videoclipe de Hip Hop americano? Claro que sim, mesmo rapidamente, não é? E em quantos deles havia várias mulheres gostosas e ostentação?

Bebidas sendo derramadas em mulheres, as quais, ao redor de algum cantor, o acariciam, dançam sensualmente ou coisas do tipo. A mulher é posta como um mero objeto, algo a mais para se ostentar.

Grande parte dos clipes de Hip Hop atuais seguem esse formato. Com exceção de um ou outro falando de amor - onde a mulher recebe certo valor – o resto é um conjunto de imagens degradando a imagem feminina.

Devo exaltar a cantora de Rock, Pink, criticando essa objetificação da mulher e a supervalorização da estética, de modo satírico e bem feito, no seu clipe “Stupid Girl”. Inclusive parodiando cenas comuns em clipes de Hip Hop.

Ao mesmo tempo em que esses videoclipes saltam na nossa televisão, ocorre uma proliferação de fotologs onde diversas mulheres - na verdade são meninas em sua maioria - postam fotos de biquíni, lingerie, fazendo poses, caras e bocas, explicitamente com conotação sexual, ou tudo isso junto. Uma abundância de fotos tiradas em frente ao espelho com a facilidade das câmeras digitais.

Será que elas têm alguma noção do que fazem? Qual o objetivo? Querem ser celebridades instântaneas? Querem ser chamadas de lindas e gostosas? Auto-afirmação? Puro narcisismo? Vaidade? Ego? Falta de valores?

Se no passado eram os homens que degradavam a imagem feminina, hoje elas se auto-degradam. A tempestade de sexualidade na mídia impulsiona esse fenômeno de degeneração dos valores. Imagino um pai vendo no fotolog da filha uma foto daquelas bem , hã, exuberantes, digamos assim, e lendo os comentários dos “amiguinhos” dela.

Sexo dá dinheiro. A cultura do entretenimento sabe disso e tem o conhecimento de como explorar ao máximo, sem piedade. Mas... quais serão as conseqüências?

5 comentários:

Anônimo disse...

Só pra constar,não é de agora que a mulher é posta como um objeto.Desde que o mundo é mundo isso acontece,só que em diferentes tempos e sociedades.A organização torna-se mais complexa e com isso teve a ´´libertação`` da mulherada com o Feminismo...péssima idéia,na minha modesta opinião.Homem é homem e mulher é mulher.Mas isso é outro assunto.
Como deixar de olhar praquele mulherão do clipe de hip hop?A intenção de colocar uma morenaça realmente dá certo e mtos clipes tem um baita ibope devido a isso...mas como criticar esse fato se as músicas só falam de ascenção,dinheiro,mulheres,bebidas e drogas?Sexo dá dinheiro,como bem disse...vende fácil.
E sobre essas meninas na net,não me conformo mesmo.Cada uma faz o que quer,mas se o objetivo é ser vista e chegar uma enxurrada de comments de Gostooooooosa,Delíiicia e outras coisitas q não devem ser ditas..ops,deu certo!!Mostrar o corpo é relativamente fácil...o papo pra dar corda :D Será que essas meninas não pensam onde pode parar as fotos?Ou então,oq pode ser feito com a foto delas?opa,tvz seja esse o propósito hehehe!
Bjões =D

Unknown disse...

A pillar fez um outro post... rs

Anônimo disse...

Seu moralista.

Anônimo disse...

Boa noite

Estamos passando para conhecer novos blogs e aproveitamos para fazer-lhe um convite!

Venha participar do Concurso "Eu sou politicamente correto... e VC? " E mostre ao mundo o que você pensa!!

Temos mto o que fazer p/tornar o Brasil um País melhor, principalmente agora, com as eleições às nossas portas!

Inscrições em nosso blog,

Você é cidadão! Participe!

Lembre-se, Voce é cidadão!!!

Anônimo disse...

Apenas para esclarecimento: o comentário assinado por "Ivo Lucchesi" deve ser de um homônimo e não do habitual articulista do Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br)
Faz-se necessário tal registro até porque, em nada, o articulista se vê representado na declaração prestada por algum homônimo, seja pela escrita, seja, ainda mais, por seu teor. Ivo Lucchesi

 
eXTReMe Tracker