quinta-feira, outubro 09, 2008

é um bom companheiroooooo, ninguém pode negar...







É, quando acho que a política pode melhorar, vendo um candidato de estilo levemente, aparentemente diferente, como o Gabeira, com fortes chances de ser prefeito do Rio, vem uma decepção do outro lado.

Vladimir Palmeira foi um dos maiores líderes estudantis que o Brasil já teve. Alguém que lutou muito contra a ditadura ao lado de muitos outros, entre eles, Fernando Gabeira.
Gabeira esse que, junto com outros guerrilheiros, sequestrou o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em 69, para libertar alguns companheiros. Entre eles estavam Vladimir Palmeira e José Dirceu.
Com José Dirceu nem perco tempo. Porém, vi na televisão algo que, imediatamente, me deu um certo asco.
A matéria era sobre as eleições para Prefeitura do Rio e os apoios políticos para os adversários Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV). Dizia que o PT havia confirmado o apoio a Eduardo Paes. Até aí "tudo bem". Conexões políticas, distribuição de cargos... O que me chocou foi ver Vladimir Palmeira (PT) ao lado do Paes, levantando a mão dele e batendo palmas, animado.
Lembro que nas eleições de 2006 para governador, em um debate na televisão, Vladimir atacava ferozmente Eduardo Paes, desdenhando e afirmando que Eduardo nunca havia trabalhado, nunca havia exercido nenhuma profissão, e era um político profissional. Agora se abraçam. (Infelizmente não encontrei o vídeo do debate na internet)
Tudo bem, faz parte da arte (?) política. Hoje te odeio, amanhã te amo, depois de amanhã te aturo, se esperar um pouco mais te passo a perna, mas, quando precisar te chamo de novo, tá?
Seria eu então um ingênuo por me chocar com uma cena dessas? Alguém que sabe pouco de política? Provavelmente.
Ah, nem dá para julgar. Vladimir, Gabeira. Cada um escolheu um caminho. Vladimir é do PT, partido que decidiu apoiar Paes, ele tem que seguir a linha do partido, não é? O que importa o passado? E o cargo de amanhã? E a próxima candidatura?
As pessoas mudam, o contexto muda, só os políticos que parecem continuar todos iguais...
Ou não.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela Visita, Jedi. E vamos juntos! Gabeira nele, heheh
abração
pessoas, Gabeira aparece com 43 por cento das intenções de voto, seguido por Paes, com 41 por cento.


http://img183.imageshack.us/img183/299/gabeira2menorey8.gif

Unknown disse...

Vamos "gabeirar".
Maneiro o Blog mlk...nem parece que é vc q escreve....hahaha
Saudades!

Anônimo disse...

IH, companheiro Garrão desmerecendo o lado intelectual de Alvaro Jedi! Hã, mal sabe ele que por trás desta cômica máscara se esconde um hábil escritor (oooh!).

Política é, definitivamente, uma arte. Uma arte de retórica sobretudo. Por mais que digam que a arte da persuasão é algo um tanto cruel e falso, serei muito sincera dizendo que sempre me encantei por quem tem o poder de convencer pelas palavras.

Eu concordo que esta artimanha faz parte do cenário político, mas também acho que política tem algo a ver com ética sim. Me desculpe quem acha que entre a ética e a política há um abismo, mas temos de admitir que POLÍTICA é algo muito mais amplo do que partidos. Está presente nos microespaços.

Ah quer saber...sei de nada. Sei pouquíssimo de política partidária. E não digo isto me orgulhando,mas confesso. Com vergonha, mas confesso.

Só sei que histórico é algo que deve ser levado em conta, e este conto entra pro banco de dados.

 
eXTReMe Tracker